• 06/05/2014
  • Kazuo
  • Underground

Pela Europa…

Muito próximas do fim, as ligas nacionais européias tiveram rodadas decisivas neste fim de semana. Na Espanha, Real Madrid e Atlético de Madrid pareceram sentir alguma “ressaca” física e mental após os jogos do meio da semana passada, pela Champions League. Os finalistas da CL encontraram dificuldades em seus compromissos de La Liga.

No sábado 03/05 o Barcelona que ainda tinha chances de título viu tudo se tornar mais distânte após a partida com o Getafe no Camp Nou. O confronto que valia pela pela trigésima sexta rodada acabou empatado em 2×2. No domingo, 04/05, o Atlético de Madrid visitou o Levante e foi inesperadamente derrotado por 2×0, mas se manteve na liderança com 88 pontos.

Na capital espanhola o Real Madrid recebeu o Valencia, que mostrou resistência num jogo muito disputado. Os “chês” chegaram a estar vencendo por 2×1, mas os blancos já nos acréscimos da segunda etapa, conseguiram um empate suado com Cristiano Ronaldo. CR7 marcou praticamente dando um “coice” na bola, após cruzamento pela esquerda de Di Maria, decretando o placar final de 2×2.

A liga espanhola está em aberto, o Atlético precisa vencer o Barcelona, na última rodada e depende apenas dos próprios resultados. O Real Madrid tem uma partida a menos e se vê em terceiro lugar na tabela com 83 pontos. Dois a menos que o Barcelona, vice-líder.

Inglaterra: na reta final o Manchester City ascende!

Na Premier League o Manchester City bateu o Everton por 3×2, no sábado 03/05, sendo o único que pode ameacar o título do Liverpool, por ter uma partida a menos. O City é o segundo colocado da tabela com 80 pontos. No domingo, o Chelsea passou a ver muito distante às chances de título nacional, após empatar em 0×0 com o Norwich. Uma semana terrível para os blues, que também foram eliminados da Champions League, dias antes. Os blues, com 79 pontos, levam o título se Manchester City e Liverpool, improvavelmente perderem seus últimos jogos.

Dzeko que anotou dois gols citzens (a esquerda) e Nasri, ambos do City, contra o Everton. (AFP – Paul Ellis)

O complemento da trigésima sétima rodada se deu só na segunda (05/05), quando o líder Liverpool visitou o Crystal Palace. Os reds abriram três a zero mas cederam trágicamente a um empate, onde os dois últimos gols do Palace saíram, nos dez minutos finais. Com o empate em 3×3 os reds podem ser superados pelos citzens caso eles vencam seus dois últimos compromissos. O Liverpool ainda lidera a Premier League com 81 pontos.

Na Itália: Napoli leva a Coppa e a Juventus é tricampeã da liga.

O destaque na Itália foi a decisão da Coppa Itália no sábado, precedida por confusões proporcionadas pela torcida presente no confronto entre Fiorentina e Napoli. Os partenopei acabaram com um merecido título vencendo o time de Florença por 3×1, numa temporada que foi sim muito boa para o time comandado por Rafa Benitez. O Napoli é o campeão da Coppa Itália 2013/2014!

Pelo clube napolitano estar em terceiro lugar na classificação da  Série A, a luta por vagas em competições européias tornou-se mais acirrada. O campeão da Coppa Itália leva uma vaga para os torneios continentais e o Napoli se vê na zona de classificação para a Champions League, na liga italiana.

No dia seguinte o Milan recebeu a Internazionale num derby válido pela trigésima sexta rodada da Série A. Os rivais brigam por uma vaga na Europe League e o rossonero acabou com uma vitória por 1×0, gol de De Jong, anotado no decorrer do segundo tempo. O Milan é o oitavo com 54 pontos e a Inter quinta colocada com 57.

No entanto, os resultados da rodada confirmaram o título italiano para a líder Juventus. Os bianconeri sacramentaram o tricampeonato seguido nesta segunda, no confronto com a Atalanta, que o time de Turim venceu por 1×0. A Juve com 96 pontos é a campeã italiana 2013/2014!

Comentários