• 01/04/2014
  • Kazuo
  • Underground

Champions League: quartas de final (semana 1, jogos de quarta).

O mata-mata da Champions League 2013/2014 segue com as quartas de final nesta quarta 02/04. O Real Madrid volta a re-encontrar o alemão Borussia Dortmund em Madrid (Espanha). Na França o Paris Saint-German recebe o inglês Chelsea.

PSG x Chelsea: Paris Saint-German e Chelsea não representam exatamente o cúmulo da tradição, mas personificam muito bem tentativas bem sucedidas de clubes que ascenderam, partindo de investimentos financeiros vultuosos. O inglês Chelsea é o mais tradicional na Champions League, tendo vencido a competição pela primeira vez na temporada 2011/2012. O francês PSG está numa jornada em busca de uma maior glória continental, após obter investimentos árabes há quase três anos. Algo pelo qual o Chelsea passou desde 2003, quando Roman Abramovich comprou o clube e só teve êxito, quase 10 anos depois.

No aspecto técnico e tático, não é exagero algum descrever o confronto enquanto “final antecipada”. Virtual campeão da Ligue 1 francesa, o PSG tem um poderio ofensivo interessante, suficientemente capacitado para enfrentar o confiável sistema defensivo do Chelsea. Os blues no entanto, dividem o foco da CL com seu próprio destino na Premier League, onde é vice-lider e observa com atenção os resultados dos jogos em haver do Manchester City e do agora líder Liverpool. Elenco para se manter na disputa dos dois torneios o Chelsea possui, resta saber se o fator psicológico da equipe se mostrará equilibrado até o desfecho das competições.

Em termos de tradição, PSG x Chelsea está um patamar abaixo de Manchester United x FC Bayern, ou de um Atlético de Madrid x Barcelona. Porém em termos de futebol, o confronto entre parisienses e londrinos é o grande atrativo destas quartas de final.

Palpite Playback FC de chances de classificação para as semifinais: PSG 45% x 55% Chelsea.

Real Madrid x Borussia Dortmund: os blancos se defrontam com o Borussia Dortmund pela primeira vez após a desastrosa eliminação imposta pelos aurinegros alemães, nas semifinais da última CL. Na temporada passada, Real Madrid e Dortmund estiveram no mesmo grupo da primeira fase e o time alemão se classificou em primeiro. Se enfrentando novamente nas semifinais, os alemães aplicaram 4×1 em Dortmund e se deram ao luxo de segurar uma derrota por 2×0 em Madrid. Há tradição de CL neste confronto mas são nove títulos dos blancos contra apenas um dos alemães.

No aspecto tático e físico, o Dortmund tem uma compreensível desvantagem devido ao investimento menor. Ainda que tradicional na Alemanha, o clube aurinegro tem consciência de que é uma potência média em termos continentais. O time alemão tem convivido com muitas lesões físicas de atletas, que suportaram grande desgaste na última temporada. Porém, vontade é o que a equipe de Jürgen Klopp tem mostrado desde a Champions League passada. O Real Madrid é favorito mas terá algum trabalho pela frente.

Na liga espanhola o time merengue se vê em terceiro numa disputa imprevisível em que Barcelona, Atlético de Madrid e os próprios blancos, possivelmente só terão certeza de título nas últimas rodadas. O momento do Real Madrid para obter sua décima CL é mais favorável do que nas últimas temporadas. O técnico Carlo Ancelotti mostra uma serenidade muito maior do que a do irascível José Mourinho, sendo também bi-campeão do torneio. A instabilidade nos vestiários foi um dos aspectos que minaram a confiança do Real Madrid no mata-mata da última CL. Na parte tática/técnia, as peças ofensivas do elenco madridista se vêem em bom momento técnico e físico e aí se incluem Angel Di Maria, Karin Benzema, Cristiano Ronaldo e Gareth Bale.

Palpite Playback FC de chances de classificação para as semifinais: Real Madrid 65% x 35% Borussia Dortmund.

Comentários