• 28/09/2013
  • Kazuo
  • Underground

Converge: ícone do underground!

Converge “All We Love We Leave Behind” (Epitaph-Deathwish Inc./2012): em atividade desde a metade da década de 90, o norte-americano Converge (oriundo de Massachusetts) é hoje um expoente da musica extrema underground mundial.

É absolutamente difícil descrever o som da banda que funde hardcore, punk, thrash metal e grindcore, expressando sua agressividade de forma natural. Não se trata de simples metal extremo, uma vez que muita técnica e melodia se vê em jogo. Uma das inspirações do projeto sonoro da banda é o hardcore norte-americano da década de 80 do século XX. “All We Love We Leave Behind” foi último álbum de estúdio lançado pelo Converge e que saiu em 2012.

O tracklist abre com a vigorosa “Aimless Allow” com o Converge se utilizando de um expediente vocal mais limpo. O ataque segue com os riffs devastadores do guitarrista Kurt Ballou em “Trespass”, onde as linhas vocais exploradas são coerentemente mais guturais. A tonalidade agressiva prossegue na brutal “Tender Abuse”. “Sadness Come Home” vem na sequência, iniciando-se de forma arrastada mas rapidamente desenvolvendo-se em velocidade frenética.

“Empty on The Inside”, ultrapesada e cadenciada também chama atenção. A adrenalina retorna com “Sparrow’s Fall”, antes da experimental e espontânea “Glacial Pace”, outra dotada de partes arrastadas. O tracklist é longo (17 faixas) onde ainda se sobressaem “No Light Escapes”, a brutal “Shame in The Way” e a faixa-título “All We Love We Leave Behind”.

Converge.

A campanha de divulgação de “All We Love We Leave Behind” foi iniciada pelo Converge com o lançamento da faixa “No Light Escapes” no limitado split EP Converge/Napalm Death, dividido com a tradicional banda britânica de grindcore e lançado em vinil pelo selo Deathwish Inc. Neste split, o Converge apresentava também um cover para “Wolverine Blues” da banda sueca de death metal Entombed.

O Converge lança seus álbuns pela Epitaph, tradicional selo norte-americano que já abrigou nomes como Bad Religion, The Offspring e Rancid. Já as luxuosas versões em vinil dos álbuns do Converge saem pela Deathwish Inc. Records.

Ouça a versão de “Wolverine Blues” do Entombed feita pelo Converge!

Comentários