• 27/09/2013
  • Kazuo
  • Underground

Destaques da convocação da seleção: Lucas Leiva.

Nome: Lucas Pezzini Leiva
Seleção que defende: Brasil
Naturalidade: Dourados (MS/Brasil)
Clube em que atua: Liverpool FC (Inglaterra)
Posição: volante

Ausente da seleção brasileira desde o período Mano Menezes, Lucas Leiva, volante do britânico Liverpool foi convocado pela primeira vez pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Oriundo do Grêmio porto-alegrense, Lucas pertenceu a equipe vice-campeã da Libertadores 2007, comandada pelo próprio Mano Menezes, e derrotada pelo Boca Juniors na final. Pouco depois, Lucas se transferiu para o Liverpool numa época em que o clube de Anfield Road era treinado pelo espanhol Rafa Benitez (atual Napoli). Lucas chegou aos poucos, em meio a um período em que o time red tinha peças relevantes no setor de meio-campo tais quais Mascherano, Sissoko, Poulsen, Xabi Alonso e principalmente, Steven Gerrard.

O volante Lucas Leiva.

Após a saída de Alonso para o Real Madrid em 2009, Lucas se fixou no time titular, ganhando também a confiança da torcida do Liverpool. A última partida de Lucas pela seleção ocorreu em novembro de 2011, numa vitória por 2×0 contra o Egito. Após isso, o volante conviveu ainda com uma lesão grave no joelho. Segundo levantamento feito pelo site Trivela, Lucas foi o maior ladrão de bolas da Premier League 2010/2011 e 2012/2013. Titularíssimo na atual (boa) campanha do Liverpool na Premier League, Lucas mantem média de 5,2 desarmes por partida, mais uma vez segundo o site Trivela. O Liverpool é o quinto colocado na tabela da Premier League, com dez pontos.

Lucas é um volante marcador típico, cujo estilo de jogo se faz bastante cabível ao que Felipão espera dos atlétas deste setor. Se não for acometido por novos problemas físicos Lucas é um nome que pode se firmar neste grupo brasileiro que disputará o Mundial 2014.

Comentários